APLICAÇÕES TÍPICAS PARA EQUIPAMENTOS DE DETEÇÃO DE MOBILIDADE ELÉTRICA

Em um veículo com célula de combustível de hidrogênio (HFCV), vários componentes podem precisar de testes de fuga para garantir a segurança e eficiência do sistema de hidrogênio.

  • Tanques de hidrogénio: Os tanques de hidrogénio de alta pressão armazenam o gás hidrogénio comprimido a bordo do veículo. Os sistemas de tanques a bordo CGH2 são recipientes de tipo IV revestidos de fibra de carbono equipados com conexões de segurança com vários desafios de vedação e teste de fuga. É crucial garantir que esses tanques estejam livres de fugas para evitar qualquer liberação potencial de hidrogénio ou riscos.
    Subsistemas e componentes principais: Forro do tanque, Válvula no tanque, Regulador de pressão, Válvula de corte de segurança, Receptáculo, Linha UHP,…
  • Linha e conexões de combustível de hidrogénio: Os tubos e conexões que transportam hidrogénio dos tanques para a pilha de células de combustível e outros componentes precisam ser minuciosamente verificados quanto a fugas. Qualquer fuga nessas linhas poderia comprometer a eficiência e a segurança do sistema de hidrogénio.
  • Pilha de células de combustível de hidrogénio: A fabricação de eletrólitos requer a montagem de alto rendimento e teste de placas bipolares (BPPs) na pilha e subsequente integração com os componentes BoP. A pilha de células de combustível é onde o hidrogénio e o oxigénio reagem para produzir eletricidade, alimentando o motor elétrico do veículo. Uma célula de combustível é um sistema multifluido composto pela tecnologia de conversão principal (pilha e uma variedade de equipamentos auxiliares (balance of plant) que gerenciam os fluidos. É essencial inspecionar a pilha de células de combustível e seus componentes associados quanto a fugas que possam afetar seu desempenho ou integridade.
  • Vedantes e conexões de hidrogénio: Uma variedade de componentes de condução de fluidos são necessários para conectar unidades, com pontos de fuga potenciais nas interfaces de conexão. Subsistemas e componentes principais: Conexões e acessórios, Linhas e coletores de gás, Válvulas, Sensores de pressão, Conexões e acessórios UHP, Válvulas UHP
  • Armazenamento e infraestrutura de abastecimento de hidrogénio: Se o veículo estiver equipado com seu próprio sistema de abastecimento ou se interagir com a infraestrutura externa de abastecimento de hidrogénio, como estações de hidrogénio, esses componentes também precisam passar por testes de fuga para garantir o manuseio e transferência seguros do gás hidrogénio. A distribuição de hidrogénio gasoso comprimido a 350 ou 700 bar requer um conjunto de equipamentos dedicados que garantem alta segurança operacional.
    Subsistemas e componentes principais: Desacoplamento, Bocal de abastecimento, Mangueiras flexíveis UHP, Medidor de fluxo, Pré-resfriamento

 

PLACAS BIPOLARES DE CÉLULA DE COMBUSTÍVEL

A ATEQ pode fornecer soluções de teste de fuga e fluxo para os componentes da sua célula de combustível.

PLACAS BIPOLARES
Uma placa bipolar é um componente multifuncional dentro da pilha de células de combustível PEM. Ela conecta e separa as células de combustível individuais em série para formar uma pilha de células de combustível com a voltagem necessária, auxilia na distribuição uniforme de H2 e oxigênio sobre toda a área superficial ativa das montagens de membrana-eletrodo (MEA), conduz corrente elétrica do ânodo de uma célula para o cátodo da próxima, facilita o gerenciamento de água dentro da célula, suporta membranas finas e eletrodos e forças de fixação para a montagem da pilha, entre outras funções.
ATEQ é líder em testes de fuga dos 3 circuitos principais: O2, H2 e o circuito de refrigeração.

 

PILHA DE CÉLULAS DE COMBUSTÍVEL

A ATEQ pode fornecer soluções de teste de fuga e fluxo para pilhas de células de combustível em veículos elétricos.

PILHA
Uma única célula de combustível consiste numa montagem de eletrodos de membrana (MEA) e duas placas de campo de fluxo que fornecem uma voltagem de cerca de 0,5 e 1V (muito baixa para a maioria das aplicações). Assim como as baterias, as células individuais são empilhadas para alcançar uma voltagem e potência mais altas. Esta montagem de células é chamada de pilha de células de combustível, ou simplesmente pilha.
ATEQ é líder em testes de fuga dos 3 circuitos principais: O2, H2 e o circuito de refrigeração.

 

TANQUE DE HIDROGÊNIO

A ATEQ pode fornecer soluções de teste de fuga e fluxo para os componentes do tanque de combustível de hidrogênio.

TANQUE DE H2
Um tanque de hidrogênio (também chamado de cartucho ou cilindro) é usado para armazenamento de hidrogênio.

 

TESTE DURANTE A MONTAGEM FINAL DO VEÍCULO

Além de testar fugas nos componentes com nossa linha padrão de testadores de fugas, a ATEQ também oferece testadores para a montagem final do veículo e o mercado de reposição.

VEÍCULO DE MONTAGEM FINAL
Mesmo que todas as peças individuais sejam testadas quanto a fugas durante a produção do carro, também é importante testar o carro de montagem final.

ATEQ: Pioneira em tecnologia de deteção de fugas de hidrogénio (H2)

Na ATEQ, estamos na vanguarda da inovação em tecnologia de deteção de fugas. Nossas avançadas soluções de deteção de fugas de hidrogénio oferecem deteção rápida e precisa, mesmo das fugas mais pequenas.

Projetados para uma ampla gama de aplicações, desde automóveis até à indústria, os detetores de fugas de hidrogénio da ATEQ oferecem soluções completas de deteção de fugas.

Detetor de fugas de hidrogénio

O hidrogénio é leve, inodoro e altamente inflamável, tornando-se um elemento potencialmente perigoso se escapar de um sistema ou tanque. Por esta razão, os procedimentos rigorosos de teste de fuga são essenciais para garantir a segurança em aplicações relacionadas com hidrogénio, como produção, armazenamento e utilização nos setores de energia e mobilidade. Estes testes frequentemente incluem o uso de detetores de gás sensíveis para identificar fugas potenciais, bem como métodos de controlo de pressão e monitorização contínua para garantir que os sistemas permaneçam estanques à fuga. Normas rigorosas de segurança também estão em vigor para regular os testes de fuga no campo do hidrogénio, ajudando a minimizar os riscos associados a esta promissora fonte de energia.

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DNC-ATEQ

ATEQ PROPOSTA SISTEMAS DE MEDIÇÃO, INSPEÇÃO E TESTE PARA TODA A PRODUÇÃO DE ETAPAS DA INDÚSTRIA DE E-MOBILITY!

Desde baterias elétricas até conectores, até placas bipolares, a ATEQ pode apoiar os testes de detecção de fugas em laboratório ou área de produção. Graças a uma vasta rede de engenheiros em todo o mundo.

NOVO DESAFIO

Se o mercado de veículos elétricos é bem conhecido em termos de detecção de fugas (bandeja de bateria, células, módulos…), o hidrogênio é agora um recurso realmente desafiador para o transporte automotivo! ATEQ está ciente dessa nova oportunidade, MAS produzir, converter, transportar, distribuir e consumir hidrogênio requer uma variedade de sistemas e componentes, como eletrolisadores, transporte de fluidos, meios de fluxo, estações de abastecimento, sistemas de tanques a bordo, células de combustível…

POR QUE DEVEMOS FAZER TESTE DE fuga?

O hidrogênio é um gás altamente inflamável, e fugas no sistema de hidrogênio de um carro podem representar riscos significativos de segurança, incluindo riscos de incêndio ou explosão. Os testes de fuga ajudam a garantir que os componentes do sistema de hidrogênio, como tanques, linhas de combustível, válvulas e selos, estejam livres de fugas, reduzindo assim a probabilidade de acidentes e protegendo ambos os ocupantes.

Em muitas regiões, existem regulamentos e normas que regem a segurança dos veículos com célula de combustível de hidrogênio, incluindo requisitos para detecção e prevenção de fugas. Ao realizar testes de fuga e garantir conformidade com esses regulamentos, os fabricantes de automóveis podem demonstrar a segurança e confiabilidade de seus carros a hidrogênio, obtendo aprovação regulamentar para sua venda e uso.

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